Antes de tudo, a cabeça de impressão é o principal componente da impressora de transferência térmica. Pois ela é a responsável por transferir, aquecendo os filamentos que contém, a tinta da fita de transferência térmica para a etiqueta.
Tipos de cabeça de impressão
As cabeças de impressão dividem-se em dois grupos principais:
- Cabeças de impressão near edge, para impressoras in-line, que imprimem directamente no produto, e podem trabalhar a velocidades mais elevadas, chegando até 1000 mm/s.
- Cabeças de impressão flat head que imprimem em etiquetas, que compõem a maioria das impressoras do mercado.
Assim como em qualquer outra impressora, a resolução é a principal responsável da qualidade de impressão. Estas podem variar de 203 dpi, para aplicações mais simples, até 600 dpi, para uma qualidade superior, adequado a etiquetas e impressões bastante pequenas e/ou densas .


Manutenção da cabeça de impressão
Quando uma cabeça de impressão está danificada, um ou mais destes filamentos estão incapacitados, o que faz com que a impressão apresente linhas brancas verticais.
Entre outras causas de desgaste da cabeça de impressão, devemos salientar a fraca qualidade da fita de transferência térmica a ser usada, mas também o uso de ribbon com a largura menor que a etiqueta que estamos a imprimir. Além disso, ambientes mais "sujos", com poeiras e partículas, elevada temperatura de utilização da cabeça de impressão são fatores determinantes.
Por fim, para prolongar ao máximo esta peça vital, devemos fazer uma manutenção preventiva, limpando a cabeça com toalhetes de limpeza, ou algodão e álcool isopropílico. A Codima recomenda que faça esta limpeza, cada vez que é substituído o rolo de ribbon (ou rolo de etiquetas no caso de etiquetas térmicas).