Hoje em dia, qualquer empresa deve trabalhar no sentido de reduzir o seu impacto negativo e aumentar o seu impacto positivo no mundo. Isto, através da otimização de processos, redução de desperdícios ou utilização de produtos no processo produtivo que se integrem na economia circular, aqui entram as etiquetas linerless.
No mercado da identificação de produtos, também deve existir espaço para a inovação e neste caso, as etiquetas sem liner, são uma das grandes inovações deste século e vamos perceber porquê!
O que são etiquetas linerless?

Tradicionalmente, as etiquetas adesivas são produzidas com um papel base, que lhes serve de suporte, este é mais conhecido como liner ou até mesmo papel de suporte ou base. No entanto, recentemente foi concebida uma solução que dispensa este subproduto, que quase sempre se torna desperdício. Sem este substrato, obtemos aquilo que chamamos etiquetas linerless (liner - suporte / less - sem, ou seja "sem suporte").
Não tendo suporte, é necessário garantir que as etiquetas adesivas não se colam umas às outras quando enroladas, por isso são revestidas com uma capa especial anti aderente que impede que isto aconteça.
Não existindo liner, apenas sobra o essencial, as etiquetas adesivas. Isto permite poupar imensos recursos e reduzir o desperdício a virtualmente zero. Poupando em matéria prima, tempo de produção, energia ou custos de transporte, já que, não existindo papel base a ocupar espaço, um rolo de etiquetas linerless, ocupa muito menos espaço.
Os fabricantes de impressoras de etiquetas e balanças já estão a oferecer opções compatíveis com as etiquetas linerless mas, também com etiquetas adesivas tradicionais.
Retalho
As aplicações das etiquetas linerless no setor do retalho são várias, sendo que as principais são a etiquetagem de produtos pesados, em charcutaria, padaria, talho ou peixaria, funcionando como etiquetas para balanças. Mas também na etiquetagem de qualquer outro produto no supermercado.
Take-Away
O linerless é ideal para utilização em restaurantes de comida rápida e take-away, o facto de terem papel contínuo, permite que seja impressa mais ou menos informação, conforme o necessário e sem usar papel a mais. Como acontece com as etiquetas adesivas normais.
Logística
A logística poderá beneficiar imenso das etiquetas linerless. Numa área em que se usam impressoras pequenas e portáteis, os rolos de etiquetas são usualmente pequenos. O linerless permite que num rolo do mesmo tamanho, exista uma área de impressão até 75% maior.