Sistema RFID na minha empresa, porquê?

Um Sistema RFID não é nada de novo, com certeza já o viu em ação algumas vezes, como por exemplo em identificação de produtos com alarme para evitar roubos em lojas, identificadores para abrir portas de forma automática ou até nos dispositivos da Via Verde. Todas estas utilizam a tecnologia RFID (Identificação por radiofrequência)

Hoje em dia existem vários tipos de dispositivos RFID, aos quais chamamos “tags”, que podem ser porta chaves para abrir portas, alarmes para impedir roubos, em formato de etiquetas, autocolantes e outras, etc.

Sistema RFID na logística, indústria e outros.

O que precisa ter em conta?

Primeiramente, para instalar um Sistema RFID, vai precisar de hardware, software e consumíveis:

  • Instalar o sistema, com leitores e portais, adaptado às suas necessidades;
  • Equipamento e software para codificar e identificar as “tags”;
  • Consumíveis, como etiquetas RFID;
  • Por fim, introduzir o novo sistema aos operadores da sua empresa e integrar com o software de gestão utilizado;

Como pode beneficiar de um sistema RFID? 

  • Proteção contra contrafação, permitindo a qualquer pessoa na cadeia de distribuição verificar a autenticidade, incluído o consumidor final;
  • Proteção contra roubos, detetando a saída do objeto e depois localizando-o;
  • Atualização instantânea de stocks, vendas, entregas e entradas em armazém;
  • Monitorização do objeto enviado em tempo real;
  • Se alguém remover ou danificar a “tag” , é possível saber, pois esta deixa de transmitir em ambas as situações, identificando mau manuseamento da mercadoria;
  • Permite que todas as informações essenciais, relativas a medicamentos, alimentos e outros produtos sensíveis, “viagem com o produto”;
  • E muitas outras vantagens para cada área de atividade.

Porque não um Sistema RFID? (Passado)

Anteriormente, o RFID era uma tecnologia considerada “cara”, pelo menos para usos em massa. Pelo facto de exigir um investimento grande em equipamento para compor o sistema de identificação e nas próprias “tags”, que comparando com as etiquetas de papel mais usuais, têm um preço unitário superior.

Porquê um Sistema RFID? (Presente)

Mas, nos últimos tempos, tem havido uma maior eficiência produtiva em toda a área do RFID, o que permitiu uma grande redução nos preços de equipamentos e “tags”.

Entretanto, existe cada vez mais a necessidade de uma gestão eficiente de mercadorias, principalmente na logística tradicional e e-commerce, mas também na produção de bens e no retalho. No entanto, os custos reduzidos atuais deste sistema completo, são perfeitamente compensados a curto prazo pela eficiência que ele traz, na redução de mão de obra, na eliminação do erro humano, na comunicação imediata com softwares de gestão, na rapidez da identificação de vários produtos em simultâneo, etc.

Tags RFID para identificação por radiofrequência